quarta-feira, 7 de março de 2012

Conserva de legumes

Bom dia, ontem a noite me deu uma vontade de fazer alguma coisa, então lembrei da conserva de legumes, eu sempre faço e é muito gostosa, na verdade nem sei se conserva se faz assim, mais a minha é assim....srsrs....ela fica muito gostosa e saborosa e principalmente com o passar dos dias pareçe que ela vai ficando mais saborosa.
Conserva é uma boa ideia para quem trabalha fora (como eu), e na hora do almoço nem tem tempo suficiente para fazer uma boa salada, essa conserva é completa....vamos lá!!!!




Bom pessoal, tenho que dizer que essa receita não tem quantidades exatas, pois se você quiser colocar mais cenoura e menos vagem pode ser, ou até se vc só gosta de vagem pode fazer uma só de vagem, faça do que quiser e vai ficar ótima do mesmo jeito....

Ingredientes
Cenoura
Vagem
Pimenta doçe
Pepininho (próprio para conserva)
Cebola
Alho
Vinagre
Azeite extra virgem
Sal

Modo de preparo
Descasque e corte a cenoura do tamanho desejado (reserve)
Corte a vagem do tamanho desejado e lave (reserve)
Corte a pimenta doçe ao meio e retire a semente e lave bem (reserve)
Descarte as duas pontinhas do pepino, lave bem (reserve)
Corte a cebola em rodelas lave e deixe uns 10 minutos de molho na água (reserve)
Pique o alho em rodelinhas fininhas (reserve)

Agora que está tudo preparado e bem lavado vamos começar,
coloque a cenoura, vagem e a cebola em uma panela e coloque água até cobrir
coloque um fio de azeite extra virgem, sal o quanto baste e vinagre, o vinagre coloque e vai experimentando a água, quando ela estiver com um sabor bem azedinho está bom de vinagre, depois disso coloque para cozinhar até ficar maçio (não é mole e sim maçio)
quando a vagem e a cenoura estiver maçias, apague o fogo e coloque a pimenta doçe e o alho em rodelinhas, mexa e tampe a panela, a pimenta doçe e o alho não precisam ser cozidos, eles ficam apenas no vapor.
Enquanto isso em outra panela coloque os pepinos, água até cobri-los, azeite, sal e vinagre até ficar azedinho, e cozinhe até ficar maçio, quando estiver maçio apague o fogo, acrescente o alho em rodelas e tampe.
Deixe tudo esfriar em temperatura ambiente, depois de frio misture os ingredientes das duas panelas e coloque em um vidro, leve a geladeira.

Obs: Se quando vc colocar no vidro e perceber que faltou água faça o seguinte, coloque em uma panela a quantidade de água que for preciso, com azeite, sal e vinagre até ficar azedinho, deixe ferver, espere esfriar e coloque no vidro até completar o que faltou, na conserva não pode colocar a água sem estar fervida.


Espero que gostem.....beijossss

6 comentários:

  1. Oi, Obrigada pela visita em meu blog!
    Adorei essa receita de conserva,
    Parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, tudo certinho?
    Adorei esta receita com legumes...bem temperadinho...imagina comendo com um pouco de arroz...huuummmmm...já esta anotado no meu caderninho!!!!!
    bjos
    Kelly

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, olha eu de novo aqui....
    Passei rapidinho para te desejar um bom final de semana!!!
    bjos
    Kelly

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem!!
    Vou experimentar já deu água na boca, abraços.

    hércules

    ResponderExcluir
  5. oi amei a receita vou fazer sim ,,bjss

    ResponderExcluir