segunda-feira, 5 de março de 2012

Bala Baiana

Olá boa tarde, essa é uma receita que não tem erro, super fáçil de fazer
e deliçiosa, ela é conheçida como bala baiana ou até bala de ovo
descobri essa receita em um aniversário que eu fui e tinha, comi e adorei.
chegando em casa fui correndo tentar aprender como é feita
ela tem várias maneiras de se fazer, tem uma receita que vai até ovo no recheio
bom eu já fiz essa que vai ovo e não gostei, então olhei mais um pouco e descobri essa bem simples
e que dá o mesmo resultado, mais sem o sabor de ovo...ssrrs...vamos ao que interessa a receita

 

Ingredientes do recheio:
1 lata de leite condensado
1 pacotinho de coco ralado
2 colheres rasas de manteiga
obs: O coco ralado fica mais gostoso se for com aquele
que é mais desfiado e mais compridinho, e também NÃO
pode fazer com coco úmido a adoçado pois pode ficar açucarado

Ingredientes da calda:
1 copo americano de açucar
3 colheres de vinagre de álcool (claro ou escuro)

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes do recheio em uma panela e leve ao
fogo mexendo sempre, quando o doçe começar a soltar do fundo está
no ponto, leve esse creme a geladeira e deixe esfriar.
Depois que ele estiver bem frio, faça bolinhas e coloque em assadeira untada
com manteiga.reserve.
Depois de todas as bolinhas feitas é hora de preparar a calda
coloque o açucar e o vinagre em uma panela e leve ao fogo,
para saber o ponto da calda, coloque água em uma xicara e vai
pingando a calda dentro dessa água, quando fizer um estalo a calda está no ponto
abaixe o fogo e vai colocando uma bolinha por vez na calda e retirando com um garfo
coloque as bolinhas já passadas na calda em uma assadeira untada com manteiga.
pronto sua bala baiana está pronta, agora você pode coloca-la na geladeira ou deixar
em temperatura ambiente.....espero que tenham gostado....um grande beijo
até a proxima...

19 comentários:

  1. Oi Vanessa...faz muito tempo que não como desta bala....quando era criança adorava, quer dizer até hoje...ahaha. E é muito difícil de encontrá-la...
    Vou testar aqui em casa e depois te conto...
    Ah! Obrigada pela visita no meu blog...vc será sempre bem vinda!!!
    Bjos
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kelly, tenta sim é bem fáçil e aqui em casa todo final de semana o meu marido quer...srsrsr...um beijo volte sempre

      Excluir
  2. Vanessa,
    Passei aqui para retribuir sua visita! Adoro essa bala de coco, mas nunca me arrisquei a fazer... :)
    Continue firme no blog, você está no caminho certo!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, seu blog vai ficar muito "gostoso" rss, essas primeiras receitas muito me interessam rss. Essa bala principalmente, acho que logo logo vou estar provando rs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nessa amei seu blog e as receitas....assim que tiver tempinho da uma passadinha no meu marlennearteedecoracao.blogspot.com bjo t mais....

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita. Qual o rendimento e ql o preço sugerido para venda? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz e adorei só ctenho uma duvida, depois de pronta e embalada deixo dentro da geladeira ou em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz e adorei só ctenho uma duvida, depois de pronta e embalada deixo dentro da geladeira ou em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vanessa!

    Primeiramente, parabéns pelo Blog.

    Eu já faço essas deliciosas balas como um dos meus produtos para venda, porém, estou com muita dificuldade para embalar. Os doces grudam no papel celofane e os meus clientes têm muita dificuldade para abrir. Sendo assim, você teria alguma dica ou conselho para ajudar-me?

    Desde já, muito obrigada.

    :)

    ResponderExcluir
  9. Se tiver grudando a bala no papel,pode ter errado o ponto da calda...tente colocar um pouco mais de vinagre...eu uso o castelo o de álcool colorido...e não tem erro...uma vez usei outra marca e ficou grudando tbm😉

    ResponderExcluir
  10. Se tiver grudando a bala no papel,pode ter errado o ponto da calda...tente colocar um pouco mais de vinagre...eu uso o castelo o de álcool colorido...e não tem erro...uma vez usei outra marca e ficou grudando tbm😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosi Silva.

      Muito obrigada pela dica! Vou trocar o vinagre de maçã pelo o de álcool colorido, então. Vamos ver se dará certo ;)

      Bjs

      Excluir
  11. OLÁ AMIGA ADOREI ESSA RECEITA COM CERTEZA N TEM COMO ERRAR,GOSTARIA DE PEDIR DICAS PARA VENDER ESSAS BALINHAS Q SÃO UMA DELICIA DESDE JA OBRIGADA PELA RECEITA UM ABRAÇO BOA TARDE

    ResponderExcluir
  12. Porque colocam ovo na receita da bala baiana?

    ResponderExcluir
  13. Una perguntar quanto tempo dura essa bala banana?, posso fazer 1 semana antes do aniversario?

    ResponderExcluir
  14. Oi minha bala está melado e derretendo logo depois q faço e gruda td no papel q embrulho, sera q estou errando na calda coloco 2 de açúcar e 1 de água e 1 colher de vinagre , posso guardar na geladeira?

    ResponderExcluir